terça-feira, 1 de março de 2011

Grandes nomes: Segismundo Spina


Iniciemos a série Grandes nomes dos estudos literários em Literatura Portuguesa trazendo Segismundo Spina, autor de A Lírica trovadoresca (imagem de capa reproduzida acima), disponível no acervo da biblioteca da FESB. Quem de vocês do 3o semestre de Letras toma a iniciativa de pesquisar sobre este ilustre estudioso?

2 comentários:

  1. A LÍRICA TROVADORESCA
    de Segismundo Spina

    Esta poesia, que ultrapassou no séc. XIII a fase da literatura oral, foi recolhida na sua maior parte e reunida em importantes antologias, chamadas Cancioneiros. Os Cancioneiros constituem um valiosíssimo documento histórico e literário da nossa Idade Média, pois as tradições, os costumes, as ideias, as preocupações, o quotidiano dessa época estão presentes nas composições dos diferentes poetas.
    Seria preciso, segundo Segismundo Spina, retomar o mesmo entusiasmo com que o Romantismo abraçou o mundo encantado da poesia entre os nobres da Idade Média, cujos trovadores formam, no século XII, o primeiro capítulo da história literária da Europa moderna. Essa poesia, é fonte de toda a lírica ocidental é apresentada nesse clássico por regiões, reunindo trovadores de toda Península, além dos galego-portugueses e suas “cantigas d’amor” e “d’amigo”.
    *No link abaixo temos um resumo textual que encontrei nos sites sobre Lirica trovadoresca.
    Bem interessante!

    http://cantigas.jimdo.com/

    ResponderExcluir
  2. Andressa, você chegou a uma boa referência na web. No entanto, seu texto comentário é praticamente uma transcrição. Procure ser mais "pessoal" no comentário/resumo, certo?

    ResponderExcluir